sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fidelidade X Lealdade

Nós vivemos desde o começo do século em uma sociedade cheia de paradigmas e conceitos hipócritas.

Dentro dessa sociedade criou- se um conceito de família, religião e regras de boas maneiras. Mas,com o tempo essa estrutura de “sociedade familiar” mudou e hoje em dia, vivemos em tempos modernos, em que o conceito de família já se modificou.

O que queremos falar é sobre fidelidade ou lealdade.

Será a fidelidade essencial em um relacionamento?

A palavra fidelidade sempre foi um “problema” desde o inicio dos tempos.

Todas as vezes que ficamos com alguém, trocamos caricias ou transamos existe amor? Se sim, parabéns para você.... (risos)

Em nossa opinião, é muito melhor um relacionamento com lealdade, aonde você pode contar com a pessoa, confiar nela, não haver mentiras, nem enganações. O tipo de pessoa que você tem certeza que voltara para você, e independente de onde ela estiver, com apenas uma ligação ela voltara para o seu lado.

Fidelidade não significa nada, quer dizer, significa que ela está se relacionando fisicamente apenas com você, o que não quer dizer nada. Pois essa mesma pessoa pode lhe tratar mal, não lhe dar valor, ou pior, não fazer diferença.

Há uma questão mais relevante ainda, onde a pessoa “fiel” se relaciona emotivamente com outra pessoa, e às vezes, a relação tá mais forte do que com você.

Considero fidelidade muito mais uma maneira de preservação de uma sociedade de aparências, do que uma relação feliz.

Quando se tem lealdade, se tem além de uma etiqueta, se tem um companheiro/a e amigo/a. O que com o tempo e a confiança leva naturalmente a fidelidade, pois se acaba sendo dispensáveis outras pessoas.

Por isso.... Relaxa galera!!!!!!!!! A vida é uma só!!!

O que você quer?? Fidelidade ou lealdade??


Musiquinha pouco conhecida.


Programa sobre o tema.

4 comentários:

  1. Bruno D Azevedo14 outubro, 2011

    Lealdade não seria fidelidade afetiva?

    concordo plenamente com o ponto de vista aqui descrito. Até pq compactuo com mesma faixa etária e cultural. Porém, o que questiono aqui seria justamente se este ponto de vista poderia ser uma regra :D

    Ao refletir sobre lealdade imagino situações onde me deparo com meu conceito de fidelidade e mesmo sendo contra "fracionação" de conceitos, me deparo tbm com fidelidade a imagem, fidelidade afetiva, fidelidade cultural e por ai vai...

    acredito que nao seja 6 por meia duzia, mas lealdade suprema, aquela que engloba todos os campos é sim fidelidade... e "fidelidade fisica", apenas uma conincidencia de interesses... O que voces acham?

    ResponderExcluir
  2. Segundo o dicionário: Leal: Do Latim Legalis, (Adj.) 1. que cumpre as suas promessas, 2. Honesto, 3. Que está em conformidade com a lei.
    Para mim: Leal é aquele que segue as regras sejam elas quais forem, no caso de um relacionamento aberto,se pode ser leal mesmo com muitos parceiros, no entanto, quando se entende que o relacionamento é exclusivo entre duas pessoas, qualquer outro envolvimento foge a esta lealdade.

    Segundo o dicionário: Fiel: Do Latim Fidelis, (Subst.) 1. Aquele em quem se confia, 2. crente, (Adj.) 1. Fiável, 2. Confiável, 3. Seguro, 4.Sólido.
    Para mim: Fiel é aquele que se dedica com devoção a algo ou alguém (a raridade desta situação é notória) o Fiel é quem independentemente de leis, convenções ou acordos tem total compromisso com o outro.

    ResponderExcluir
  3. Complementando...
    No momento que a lealdade é corrompida é porque nunca houve fidelidade e em um relacionamento aberto não também não há, isso não impede a existência de lealdade neste caso.

    Não creio que, por mais liberal que seja a mente de uma pessoa fiel a outra, onde esta primeira não vá se sentir diminuída, impotente e fracassada quando a segunda procura "outros sabores" para se satisfazer.

    O que é um fato claro, e não é de hoje, que o individuo que procura um relacionamento paralelo não é visto como "adultero", mas em contrapartida, o individuo "traído" esse sim é alvo de chacotas e zombarias por parte da sociedade, como o "corno", o "otário"...

    ResponderExcluir
  4. Bom meninos, acho que vocês abordaram os dois temas como coisas que se complementam, o que seria perfeito. Mas também, extremamente difícil.

    Pois, em qualquer tipo de relacionamento, seja ele, de namoro, familiar ou amizade. Todos precisamos do nosso tempo, identidade e experiências novas. Pois todos de alguma maneira podem cair na insatisfação, tédio e frustração.

    É obvio também, que não estamos falando de pessoas que trocam outras como peças de roupa, e nem de relacionamentos abertos, mas sim, da tamanha importância que a pessoas dão para o tema fidelidade em seu conceito corporal. E que achamos que isso, é muito mais por medo de chacota, e zombarias do que por se importar com isso.

    Exemplo: O carro de vocês com certeza é extremamente fiel a vocês, sempre vai estar lá de uso exclusivo para você, ou não, dependendo do acordo. Mas ao mesmo tempo ele nunca será fiel, pois pode deixar você na mão na esquina que você mais precisara dele, ou alguma situação de extremo risco.

    Qual seria a preferência?

    ResponderExcluir